O que é?
Muitos pacientes são portadores da tão temida Colostomia - que nada mais é do que a exteriorização do intestino do paciente, através da pele do abdome, para que seja eliminada as fezes por ela.
Qual sua importância?
Apesar de a maioria dos pacientes não gostarem da idéia, a colostomia é uma medida salvadora de vidas. Muitas vezes em situações de urgência, onde ocorre uma inflamação do intestino com perfuração ( Diverticulite Aguda) ou uma obstrução intestinal por tumor, devido ao risco de complicações e infecção abdominal grave, o cirurgião opta pela derivação do intestino, evitando assim reconstruções intestinais complexas para reduzir o risco de complicações do paciente.
Afinal, posso reverter a Colostomia / Retirar a Bolsinha?
Sim. A grande maioria dos pacientes pode realizar a reversão da colostomia após 6 meses do procedimento que levou a realização da mesma. A grande maioria dos pacientes pode realizar o procedimento sem grandes complicações.
Dr. Lucas é especialista em cirurgia do Aparelho Digestivo, e conta com mais de 10 anos de atuação em cirurgias de reconstruções intestinais, das mais simples até as mais complexas.
Cirurgia
A cirurgia para reconstrução intestinal pode ser realizada de várias formas a depender de cada caso. Podemos realizar a mesma através de cirurgia Aberta ( Muito raro), assim como cirurgias por Videolaparoscopia onde o procedimento é realizado através de uma câmera e instrumentos inseridos no abdome do paciente.
Atualmente nossa equipe também dispões da tecnologia de Reconstrução Intestinal através da Cirurgia Robótica - utilizando a plataforma Da Vinci - aumentando assim a segurança do procedimento, melhorando as técnicas de costuras intestinais, acarretando em menores sangramento, menos dor e alta precoce do Hospital.