Causas

As causas da apendicite não são bem claras, mas, são conhecidas por provocar inflamações no órgão. Entre elas identificam-se a obstrução do apêndice por partículas de fezes ou por hiperplasia linfóide (aumento do tecido linfático do apêndice) secundária a infecções abdominais.

Em ambos os casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar causando inflamação, inchaço no apêndice além de, eventualmente, estimular a produção de pus.

Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, realizado com base na história do paciente e na palpação do abdome. O nível de dor varia de acordo com o tempo, o que dificulta o diagnóstico inicial. Além disso, a apendicite não é o único problema capaz de causar dores abdominais, então, é preciso estabelecer o diagnóstico diferencial.

O ultrassom e a tomografia auxiliam bastante nessa distinção, porém estabelecer o diagnóstico de apendicite nem sempre é fácil.

Por isso, havendo suspeita da infecção, o paciente deve ser encaminhado para cirurgia o mais depressa possível para evitar complicações graves, como a peritonite, que é a inflamação da mucosa que reveste toda a cavidade abdominal.

Tratamento

O tratamento da apendicite é cirúrgico, ou seja, o apêndice inflamado precisa ser retirado durante uma cirurgia. O procedimento é conhecido como apendicectomia.

O apêndice não é substituído durante a cirurgia, apenas é feita a sua remoção. Isso porque a retirada do apêndice não traz nenhum risco ou prejuízo para a vida do paciente, uma vez que ele não tem nenhuma atividade específica no corpo humano.

Antes de fazer esta ou qualquer outra cirurgia, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica rigorosa.

Cirurgia

A cirurgia de apêndice pode ser realizada de duas formas:

A primeira é feita com uma pequena incisão de cerca de cinco centímetros no lado direito do abdome, logo acima do apêndice, para a sua remoção.

A segunda é feita através da laparoscopia, ou seja, o cirurgião faz três pequenos orifícios no abdome, insere uma câmera para a visualização do procedimento e remove o apêndice. Esse método costuma tem um tempo de recuperação menor.

Ficou alguma dúvida? Encaminhe sua mensagem e iremos lhe ajudar.

Locais de atendimento
Agende sua consulta com Dr. Lucas Pensin
©2025 Dr. Lucas Pensin – Todos os direitos reservados.
MLBC
Atendimento por WhatsApp Ligar agora
Onde você está?