Sintomas

Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos; já em outros casos, a pedra pode bloquear o ducto biliar ou o ducto cístico, fazendo com que o paciente passe a sentir cólicas abdominais do lado direito do abdome. Essa dor pode passar ou se tornar persistente, causando a inflamação da vesícula (Colecistite Aguda). Em alguns casos o cálculo pode migrar em direção ao ducto colédoco (canal do fígado) e causar a obstrução do mesmo, manifestando-se através de icterícia (coloração amarelada dos olhos e da pele). Além disso, o cálculo de vesícula pode causar inchaço no abdome, fezes mais claras, náuseas e vômitos.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado em uma consulta clínica, que avalia os sintomas verificando a necessidade de exames complementares.

A ultrassonografia abdominal é o exame mais importante para o diagnóstico, sendo a ressonância nuclear magnética reservada para casos especiais.

Exames de sangue também são importantes para excluir complicações.

Tratamento

O único tratamento efetivo para os cálculos de vesícula biliar envolve a retirada do órgão através de cirurgia. Salvo algumas contraindicações, com o grande avanço da medicina e da laparoscopia, pode-se indicar a cirurgia para qualquer paciente e em qualquer idade. A cirurgia para é minimamente invasiva, com internação de 12 a 24 horas e com ótima recuperação.

Recomendações

  • Faça uma dieta rica em fibras e com baixo teor de gordura. Alimentos gordurosos podem elevar o nível do colesterol e desencadear mais dor.
  • Procure manter o peso ideal para seu tipo físico. Isso ajuda a controlar o nível do colesterol e a prevenir diabetes e hipertensão.
  • Largue o cigarro.
  • Se você tem histórico familiar de cálculo na vesícula, discuta com seu médico a necessidade de investigação, pois, é muito comum o aparecimento em membros de uma mesma família.

Cirurgia

A Colecistectomia Videolaparoscópica, nome dado para a cirurgia da vesícula biliar, consiste no procedimento cirúrgico realizado através de videocirurgia, em que, através de uma pequena câmera no abdome e 3 pequenos orifícios, realiza-se a retirada da vesícula biliar com os cálculos.

O tempo de recuperação hospitalar varia de 12 a 24 horas e, após 3 a 4 dias da cirurgia, o paciente já pode retornar às atividades laborais que não envolvam esforço físico.

Ficou alguma dúvida? Envie-nos suas perguntas.

Locais de atendimento
Agende sua consulta com Dr. Lucas Pensin
©2025 Dr. Lucas Pensin – Todos os direitos reservados.
MLBC
Atendimento por WhatsApp Ligar agora
Onde você está?