Causas
Geralmente as hérnias se originam por defeitos embrionários ao nascimento e se desenvolvem ao longo da vida, ou, podem ser ocasionadas pelo excesso de esforço físico e por hábitos como o tabagismo, que enfraquece a musculatura abdominal.
Sintomas
Os sintomas variam de acordo com o tipo de hérnia, mas, existem alguns sinais em comum para as principais delas como o abaulamento na região e a presença de dor que piora principalmente com atividades que envolvam esforço físico.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado em uma consulta clínica, que avalia os sintomas e os sinais de complicação da doença, verificando assim a necessidade de exames complementares.
Pode-se confirmar a presença de uma hérnia em um simples exame físico, o local tende a aumentar ao levantar peso, tossir, fazer esforço e curvar-se.
Em casos mais raros, como hérnia em bebês, um ultrassom pode ser necessário para que se possa encontrar a hérnia.
Tratamento
A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir definitivamente uma hérnia. É indicada para casos em que a hérnia causa dor ou em que aumenta de tamanho.
A cirurgia de hérnia possui baixo risco de complicações, podendo apresentar maiores riscos a pacientes com problemas médicos graves.
Algumas orientações que podem lhe ajudar a evitar uma hérnia
- Perder peso ou impedir ganho adicional.
- Evite a constipação comendo alimentos ricos em fibras, bebendo muito líquido, indo ao banheiro assim que sentir vontade.
- Exercite-se regularmente.
- Levante peso com técnicas corretas.
- Evite o tabagismo (fumar)
Cirurgia
A cirurgia para correção de hérnia depende muito do local em que ela se encontra.
Em grande parte das cirurgias a técnica prevê a colocação de uma tela de polipropileno para reforço da estrutura danificada.
As hérnias podem ser operadas atualmente através de videolaparoscopia, evitando-se assim grandes incisões e facilitando e muito a recuperação do paciente.
Você conhece alguém com hérnia? Encaminhe esse conteúdo!