Causas
As causas da obesidade são diversas e uma das principais é a alimentação inadequada, baseada em uma dieta rica em gordura, sódio e açúcares.
Outra causa de grande relevância é o baixo gasto energético devido ao sedentarismo, além de fatores genéticos, metabólicos, endócrinos, psicológicos, sociais e culturais.
Diagnóstico
Um dos parâmetros utilizados para diagnosticar o nível de obesidade, embora não único, é o Índice de Massa Corporal (IMC). A pessoa é considerada obesa quando o seu IMC é maior ou igual a 30 Kg/m2. Dessa forma, é possível classificar a obesidade em:
- Grau I: IMC entre 30 e 34,9
- Grau II: IMC entre 35 e 39,9
- Grau III (obesidade mórbida): IMC acima de 40
Tratamento
O tratamento da Obesidade Mórbida pode incluir em alguns casos o uso de medicações, seja para inibir o apetite ou para diminuir a absorção de gorduras. O ideal é que o tratamento ocorra com a integração de uma equipe multiprofissional, envolvendo nutricionista, educador físico, psicólogo e para algumas pessoas um psiquiatra.
Também existem casos que além do tratamento clínico pode ser necessária uma cirurgia.
Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica consiste na alteração do sistema digestivo com o objetivo de diminuir a quantidade de comida suportada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, de forma a reduzir drasticamente a quantidade de calorias absorvidas, facilitando a perda de peso.
Por ser uma cirurgia bastante invasiva, a cirurgia bariátrica é indicada quando o paciente já tentou outras formas de tratamento, mas, sem os resultados esperados, ou quando o excesso de peso coloca a vida do paciente em risco.
Os procedimentos cirúrgicos mais utilizados são:
- Cirurgia de Derivação Biliopancreática
- Gastroplastia Vertical
- Banda Gástrica Ajustável
- Gastroplastia redutora com Bypass Gástrico
- Balão Intragástrico
A decisão entre cirurgia ou tratamento clínico, bem como a definição sobre o método cirúrgico a ser empregado é competência médica. Assim, antes de fazer uma cirurgia deste tipo, todas as pessoas devem passar por uma avaliação médica rigorosa.
Ficou alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem e teremos prazer em ajudar.