Causas

As causas do câncer de esôfago estão correlacionadas com os maus hábitos de vida. Daí a importância de não fumar, beber com moderação, adotar uma dieta saudável, balanceada e rica em fibras, manter o peso saudável e praticar atividade física.

Diagnóstico

O exame mais importante para diagnóstico dos tumores de esôfago é a Endoscopia Digestiva Alta, que permite enxergar o órgão por dentro e retirar amostras de tecido para exame anatomopatológico, se houver lesões suspeitas.

Tratamento

Para iniciar o tratamento é necessário identificar em qual estágio o tumor se encontra. A cirurgia é indicada na grande maioria dos casos. Porém, outros tratamentos são radioterapia ou quimioterapia, que podem ser utilizados em combinação ou isoladamente, para tratar o tumor.

Cirurgia

Identificado o tumor no esôfago, caso ainda esteja pequeno e em estágio inicial, pode-se fazer uma cirurgia via endoscópica, sem a necessidade de cortes. A cirurgia radical (Esofagectomia) pode ser feita tanto por via aberta como por videolaparoscopia; nela realiza-se a reconstrução do órgão com o estômago.

Ficou alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem e teremos prazer em lhe ajudar.

Locais de atendimento
Agende sua consulta com Dr. Lucas Pensin
©2025 Dr. Lucas Pensin – Todos os direitos reservados.
MLBC
Atendimento por WhatsApp Ligar agora
Onde você está?